domingo, 9 de setembro de 2007

e muito da inconveniente...


O primeiro filme do momento “blog de ser” é o documentário Uma verdade inconveniente, de certa forma, protagonizado pelo “ex-futuro” presidente dos Estados Unidos, Al Gore. Há muito tempo escuto falar do filme, mas ele sempre ficava atrás na lista dos que queria assistir. Até que essa semana o DVD foi colocado na minha mesa pelo meu amigo Pedro. Olhei pra ele, e não dava mais pra fugir.
O documentário, dirigido por Davis Guggenheim, que é mais conhecido pelo trabalho na série 24 horas, é na verdade uma palestra muito bem estruturada sobre a degradação da natureza feita pela quantidade do dióxido de carbono preso na atmosfera e as causas e conseqüências do aquecimento global. O filme é resultado de um trabalho que Gore faz desde 1978. Ele explica de forma bem didática o aquecimento global e responde com dados a todos os questionamentos e críticas que surgem quando o tema está em pauta.
O meio-ambiente, de fato, é a coisa mais importante do filme, mas com ele também dá para ter uma noção biográfica do político, como a história do filho que quase morreu atropelado e a irmã que faleceu de câncer no pulmão, fumando o tabaco que a família de Gore plantava. Enfim, ele mostra que se as coisas não mudarem rapidamente, o bicho vai pegar. As fotos de como eram as calotas polares antes e como estão agora, me fez pensar na Holanda (que é um dos países abaixo do nível do mar). Tadinhos, acho que eles serão os primeiros... E, na sequência, vamos todos nós. Pior, toda essa mudança climática resulta numa constância de furacões, enchentes, seca, praga de insetos e epidemias. Para aqueles que já não tem muita certeza se vão distribuir rebentos por esse mundo, o filme é um grande incentivador para que isso não aconteça mesmo.
O filme é assustador, mas recomendo. E depois de assisti-lo, veja também Os Simpons, que da forma comédia e crítica deles, claro, tratam do tema ambiental e satirizam Uma verdade inconveniente.

Para informações sobre o que você pode fazer para ajudar a melhorar o mundo:
www.climatecrisis.net

2 comentários:

chico macedo disse...

Eu já li algumas vezes repercussões sobre o filme, mas nunca assisti ao documentário. Vou criar vergonha e alugar. De qualquer forma, a parte da Lisa no filme do Simpsons em que dá palestra sobre o problema ambiental de Springfield é ótima.

Beijo, Chico.

Sil disse...

hey, naty. bom incentivo para ver o documentário, estou bem curiosa. vou alugar já já!

recomendo o documentário/biografia do josé lutzenberg, que é uma referência também sobre tudo que você comentou no post. ele foi ministro do meio ambiente no governo collor, mas a gente dá uma relevada e assiste..hehehe!

beijocas